Aliança

Foi se apaixonando diversas vezes pela mesma pessoa que seu relacionamento cresceu e amadureceu. Hoje, você busca uma aliança, pois descobriu que quer se apaixonar eternamente pela pessoa que está ao seu lado. É uma nova fase, quem sabe o noivado, talvez o casamento ou até comemoração de muitos anos juntos. A partir de agora, essas pequenas argolinhas, as alianças, serão não só suas companheiras, mas também a eterna lembrança do melhor sentimento que existe dentro de você: seu amor por alguém.

Aliança Mon I
Aliança Vie I
Aliança Vie II

Adorei minha aliança da Poésie

Linda e diferente, superou minhas expectativas. Gostaria também de agradecer o atendimento que me foi prestado. Impecável, sempre atenciosos e dispostos a tirar dúvidas. A entrega foi bem rápida. Agradeço muito vocês.

- Nathália M.

 

 

Educacional

Qual a diferença entre aliança e anel de noivado?

Estas joias são pequenos e poderosos símbolos daquilo que temos de mais humano: o amor. Cada uma delas representa diferentes momentos na vida de um casal. Enquanto o anel de noivado é a joia que vai marcar para sempre o seu pedido de casamento, as alianças são o símbolo máximo da união do casal, isto é, do casamento propriamente dito.

Assim, o anel de noivado aparece naquele momento que você decidiu que quer passar o resto da vida ao lado da pessoa que ama e precisa contar isso para ela de um jeito especial. Agora, é a hora de surpreender, por isso, todo o processo de preparação do seu pedido ocorrerá em segredo absoluto: a surpresa é essencial.

A necessidade de manter a segurança desse pequeno segredo cria um interessante processo de esforço, dedicação e organização, cujo ápice é a tão sonhada pergunta: “Quer se casar comigo?”.

Qual o tamanho do anel dela? Qual modelo de anel de noivado vai agradar? Devo ficar de joelhos? Vou fazer o pedido em uma viagem, no restaurante ou em casa? Meu pedido vai ser simples ou extravagante? Cada um vai encontrar um jeitinho de trilhar seu caminho para encontrar as próprias respostas para essas questões.

Sem dúvida, pelo resto de suas vidas, ao olharem para o anel de noivado, o frio na barriga e aquela gostosa sensação de um futuro promissor virão à mente do casal.

As alianças, por outro lado, aparecem em um momento posterior, ou seja, depois que a pessoa amada já disse o tão esperado “sim”. Agora, não é mais hora de surpresas e sim o momento de planejar o casamento. Dessa maneira, é muito comum que os dois escolham juntos as alianças.

É importante ter em mente, entretanto, que, no Brasil, o par de alianças e anéis de noivado costumam disputar o mesmo momento da vida do casal, mais especificamente o pedido de casamento. Isso ocorre, basicamente, por dois motivos. Em primeiro lugar, o brasileiro está acostumado a fazer o pedido de noivado já com as alianças, que serão as mesmas usadas para representar também o casamento. Além disso, o anel de noivado, por trabalhar com gemas preciosas grandes, costuma ter valores mais elevados

Tudo isso leva muita gente a formular à seguinte questão: afinal, devo noivar com alianças ou com um anel de noivado? Na verdade, a pergunta está mal formulada. Vale sempre reforçar que pautar seu relacionamento segundo rígidas regras parece não ser algo muito saudável.

Assim, vocês têm de perguntar o que é que faz sentido para vocês? Se tradição é algo importante para o casal, vocês estarão amparados para o uso de um anel de noivado ou aliança de noivado.

Por outro lado, se tradição não importa, o leque de opções é muito maior, sendo que, para muitos, o uso de qualquer joia pode sequer fazer sentido. E, é claro, não há problema nenhum com isso.

Aliança de ouro amarelo ou ouro branco?

Antes de encontrar uma opção que faça sentido para você, vale a pena dar uma olhadinha em nossa questão anterior sobre a diferença entre alianças e anéis de noivado.

Neste momento, talvez você esteja se perguntando qual a relação disso com a cor do ouro, não é mesmo? De fato, as duas questões estão intimamente relacionadas.

Os costumes e até a experiência que temos com centenas de clientes é que, no longo prazo, joias de noivado apresentam uso menos frequente do que as joias de casamento.

O cenário mais comum é o uso ininterrupto de uma aliança de noivado ou um anel de noivado durante todo o noivado. No entanto, após o casamento, é comum que essas joias passem a ser usadas com menor frequência.

Já as alianças de casamento costumam não ser tiradas em quase nenhuma ocasião, sendo que algumas pessoas não as retiram nem em situações de risco, como na prática de esportes ou serviços domésticos.

Portanto, joias de casamento precisam estar um pouco mais preparadas para enfrentar os desafios do dia a dia. O costume de usar sua aliança todos os dias pode fazer com que você seja menos zeloso em relação à sua aliança.

Por isso, nossa recomendação é evitar o ouro branco para alianças de casamento, pois esta liga demanda mais manutenção do que o ouro amarelo.

O que muita gente não sabe é que não existe ouro da cor branca na natureza. Então, o que a joalheria moderna faz para atingir o belo prateado que vemos em joias de ouro branco? De maneira simplificada, as joias de ouro branco recebem um banho do metal mais valioso do mundo: o ródio.

Dessa maneira, o prateado bonito que vemos em joias de ouro branco nada mais é do que o ródio. É importante, portanto, saber que é natural que o banho de ródio das alianças de ouro branco ceda, processo que é acelerado pelo uso contínuo. Assim, em joias de uso frequente e em regiões onde há muito atrito, como nas mãos, a necessidade de um banho de ródio pode ser algo que você deva fazer com muita regularidade, o que pode se tornar um incômodo para muita gente.

De qualquer maneira, saiba que o prateado de sua aliança de ouro branco é facilmente reestabelecido com um novo banho de ródio. Aqui na Poésie, oferecemos este serviço sem custos para nossos clientes.

Para concluir, ao adquirir uma aliança ou até um par, você pretende que ela seja a joia símbolo do seu casamento? Se sim, vale pena considerar uma aliança de ouro amarelo. Agora, se a aliança representará o noivado ou será um presente de aniversário de casamento, por exemplo, o ouro branco aparece como uma ótima alternativa para quem admira essa tonalidade.

Aliança de noivado: posso comprar apenas uma ao invés de um par?

As alianças são joias à espera de um sentido: a história de amor de vocês dois. Portanto, inverta o raciocínio e procure descobrir o que é importante para vocês para, em seguida, fazer a escolha.

A tradição, conforme mostramos anteriormente, é fazer o pedido de casamento com um anel de noivado ou com um par de alianças. No entanto, se o casal se sente confortável fora dos parâmetros da tradição, algo muito comum hoje em dia, por que não fazer uma escolha diferente?

Em sua busca pela joia perfeita para marcar para sempre o seu pedido de casamento, você considerará uma série de questões para encontrar aquilo que faz mais sentido para vocês. Coisas como gosto, tradição, costumes, sacrifício financeiro, orçamento e, é claro, a história do casal.

Neste processo, você pode concluir que fazer o pedido de casamento com apenas uma aliança seja a escolha ideal para vocês.

A primeira vantagem que imediatamente aparece com essa escolha é orçamentária, uma vez que uma aliança de noivado, em média, será mais acessível do que um anel de noivado. Além disso, esta aliança pode se tornar a própria aliança de casamento e, se este não for o caso, as duas alianças podem ser usadas em conjunto, ou seja, a aliança de noivado se torna um aparador de aliança de casamento.

Em qual mão se usa a aliança de noivado?

A aliança de noivado é tradicionalmente usada no dedo anelar da mão direita.

Se quiser se aprofundar mais no assunto, sugerimos a leitura do seguinte artigo: Em qual mão se usa a aliança de noivado?

Em qual mão se usam as alianças de casamento?

As alianças de casamento são tradicionalmente usadas no dedo anelar da mão esquerda. Este é um poderoso sinal, que é imediatamente reconhecido por qualquer brasileiro.

Assim, ao observar alguém com uma aliança no dedo anelar da mão esquerda a conclusão quase que imediata é: esta pessoa é casada.

Minha aliança de casamento pode ser em ouro amarelo e meu anel de noivado em ouro branco?

É claro que pode! Ninguém melhor do que você para decidir o que usar, não é mesmo?

De qualquer maneira, essa é uma combinação muito comum, pois muita gente aprecia a beleza do contraste resultante entre uma joia de ouro amarelo e outra de ouro branco. Além disso, a diferença de cor vai realçar ainda mais as características de sua aliança e de seu anel de noivado.

Por outro lado, há que quem prefira que as duas joias possuam a mesma cor de ouro, pois consideram um visual com apenas uma cor mais harmônico.

Esta é uma questão que se reduz praticamente ao gosto, salvo as observações já feitas sobre o ouro branco. Isto é, a menor necessidade de manutenção é um fator importante para muitos optarem pelo ouro amarelo.

Como descobrir o tamanho da aliança?

Descobrir o tamanho de sua aliança é um processo simples.

O importante é entender um pouquinho sobre os métodos de medição para minimizar a chance de erro, que, é claro, pode acontecer. Caso errem, fiquem tranquilos, pois aqui na Poésie vocês podem ajustar o seu aro uma vez em um período de até 6 meses após a compra.

Para conhecer um pouco mais sobre os métodos de medição de tamanho de aro, suas vantagens e desvantagens, sugerimos a leitura do seguinte artigo: 9 métodos para você descobrir o tamanho da sua aliança.

É claro, se você sentir que precisa de ajuda para descobrir o tamanho da aliança, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco, pois nossa equipe estará à disposição para auxiliá-lo. Temos anos de experiência trabalhando com alianças. Assim, vamos ajudá-lo a encontrar uma boa estimativa de tamanho de acordo com os dados que você nos disponibilizar.