Anel de Noivado

O amor requer cuidado. É um bicho que pede voltas e floreios, um combustível para a paixão. O amor quer vazar por todos os poros, e tentar segurá-lo é como tentar segurar água entre as mãos. Simplesmente não funciona. O amor vive de pequenos detalhes, como um anel de noivado ou uma aliança de noivado. Esses pequenos símbolos são pedacinhos daquilo que temos de mais humano.

Anel de Noivado Destiny II-Sa
Anel de Noivado Aurora II
Anel de Noivado Uni II-Ru

O anel mais bonito que já vi

Na minha opinião, a Poésie tem os mais bonitos anéis de noivado do mercado. Procurei muito em várias joalherias de São Paulo um anel que estivesse à altura do que eu planejava e à altura do que minha futura noiva merecia. Consegui tudo isso com a Poésie. Não à toa minha noiva ouve com certa frequência, e com muito orgulho, que o anel dela é "o mais bonito de todos que já vi".

- Kadu

 

 

Educacional

Qual a diferença entre anel de noivado e aliança de casamento?

Apesar de tão comuns e presentes em nosso dia a dia, os anéis de noivado e alianças de casamento podem causar um pouco de confusão, principalmente no público masculino, não é mesmo? Não é raro encontrar quem considere que uma aliança e um anel de noivado sejam a mesma coisa.

Então, vamos esclarecer de uma vez por todas qual a diferença dessas joias que marcam momentos tão especiais de nossas vidas. O anel de noivado é a joia que representa o pedido de casamento. Com ele, essencialmente, vem a surpresa e, consequentemente, um processo secreto de dedicação e esforço para surpreender a pessoa que você ama com a famosa frase: “Quer se casar comigo?”.

Os anéis de noivado, geralmente, são confeccionados em ouro 18k com e possuem uma característica bastante marcante em seu design: um diamante (ou outra pedra preciosa) é projetado para fora do aro, ganhando destaque e protagonismo no visual anel.

As alianças, por outro lado, representam o casamento propriamente dito. Ao contrário do pedido de noivado, agora não é mais hora para surpresas, não é mesmo? Agora o momento é de planejamento para que tudo corra bem e o casal reforce o compromisso que foi selado no pedido de casamento.

Ao contrário de um anel de noivado, uma aliança costuma ter um aro regular, sem projetar nenhuma pedra. O material mais comum para confeccionar esse tipo de joia é o ouro 18k, sendo que diamantes têm presença praticamente garantida em modelos femininos. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Leia o seguinte artigo: Qual a diferença entre anel de noivado e aliança?

Você sabe o que é um anel de noivado solitário?

O modelo solitário é praticamente sinônimo de anel de noivado. Este design icônico é aquele que instantaneamente vem à mente da maioria das pessoas quando o assunto é anel de noivado. Trata-se de um anel com apenas uma gema central, geralmente o diamante, projetada para fora do aro do anel em uma cravação com garras.

Este centenário modelo atravessou várias gerações, sobrevivendo a décadas de mudança de hábitos, gostos e diretrizes da moda. Portanto, é um design que já provou resistir ao teste do tempo. Por isso, ele costuma ser um modelo curinga, que agrada a grande maioria das pessoas.

No entanto, a beleza e charme anel de noivado solitário se deve, em boa parte, a diamantes um pouco maiores. Isso implica, naturalmente, joias de maior valor.

Embora o nome solitário derive do fato desta joia ter uma única e exclusiva pedra preciosa, seu design evoluiu um pouco, permitindo alguns diamantes coadjuvantes na estrutura do anel.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse consagrado modelo? Veja nossos modelos de do anel de noivado solitário.

Qual o significado do anel de noivado?

O amor vive dos detalhes aparentemente desnecessários, como um anel de noivado. Afinal, por que se preocupar com este anel, se você já vai casar de qualquer maneira?

Porque ela sonha com esse pedido de casamento. Porque ela vai lembrar todos os dias, ao acordar, daquele momento. Cada vez que ela olhar para aquela argolinha no dedo dela, vai vir o frio na barriga e a contagem regressiva, todas as promessas e os planos feitos a dois. Uma semana, mês, um ano, não importa o quanto dure. Dura o suficiente.

Vivemos assim, alegoricamente, e esses pequenos símbolos são pedacinhos daquilo que temos de mais humano. Por que limpar a casa se ela vai ficar suja novamente? Ou cortar os cabelos, se voltam a crescer? Por que sair da cama de manhã? Quando você pensa assim, muito pouca coisa faz sentido e um anel noivado vira só mais uma mudança de status em sua rede social. O amor, visto desse jeito, é um grande despropósito. Insensato e bobo. E aí é o fim de todas as aventuras e descobertas.

Particularmente, prefiro ser do avesso, bobo e insensato. Prefiro amar.

Em qual dedo se usa o anel de noivado?

O anel de noivado é tradicionalmente usado no dedo anelar da mão esquerda, durante todo o noivado. Após o casamento, o anel de noivado continua sendo usado neste dedo, entretanto, estará acompanhado da aliança. Por outo lado, você também pode passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita, enquanto usa a aliança de casamento no anelar da mão esquerda, ostentando, assim, uma joia em cada mão.

É claro que a etiqueta de uso deste anel tão especial deve, antes de mais nada, fazer sentido para você. Se a tradição é algo importante para você, siga em frente com as orientações que acabamos de passar. Se não, sem dúvida, usá-lo em outro dedo será uma expressão única de sua personalidade.

Se quiser se aprofundar mais no assunto, sugerimos a leitura do seguinte artigo: Em qual dedo e mão se usa anel de noivado e aliança?

Anel de noivado em ouro branco ou ouro amarelo?

Em se tratando de anel de noivado, surpresa é parte essencial do jogo. Assim, descobrir o gosto da pessoa que você ama pode não ser uma tarefa muito fácil, pois não há como se arriscar muito para encontrar a informação sem comprometer seu pequeno segredo.

Por isso, na dúvida entre um anel de noivado em ouro branco ou um em ouro amarelo, vale a pena ter em mente algumas informações.

Se você não sabe a preferência do amor da sua vida e não conseguiu concluir nada após seu pequeno trabalho de detetive, nossa sugestão é partir para o ouro amarelo.

Este conselho está estatisticamente baseado em anos de experiência que temos no mercado e centenas de pedidos de casamento em nosso histórico. O ouro amarelo é a escolha da maioria dos casais aqui no Brasil.

Além disso, o ouro amarelo exige menos manutenção do que a liga de ouro branco, que demanda reforço de seu banho de ródio de tempos em tempos.

Finalmente, é importante ter em mente que a grande maioria das pessoas não se importa com a cor do ouro, mas sim com o gesto e todo o simbolismo do momento.

Isso, é claro, não quer dizer que as pessoas não possam ou devam ter suas preferências em relação à cor. Por isso, recomendamos que leia o seguinte artigo para se aprofundar no assunto e compreender as particularidades de cada cor de ouro: Ouro branco vs Ouro amarelo.

O anel de noivado precisa ter um diamante central?

O diamante é um clássico que se tornou praticamente sinônimo de pedido de casamento. Por isso, ele aparece em destaque na grande maioria dos anéis de noivado. Ele é, sem dúvida, a pedra preciosa mais desejada para este tipo de anel.

No entanto, quando estamos falando de pedido de casamento, regras e cartilhas podem não fazer sentido. Por isso, a afirmação de que um anel de noivado “precisa” ter um diamante central é, no mínimo, forte demais. É claro que não precisa!

Esta é uma joia que precisa fazer sentido para o casal, não é mesmo?

Alguns escolhem o diamante, outros uma safira ou um rubi. Há até quem prefira abrir mão de pedras preciosas em nome de algo que pese menos no orçamento. Ninguém melhor do que vocês para tomarem essa decisão.

Lembrem-se que um anel de noivado é uma joia à espera de um sentido, pronta para ser uma expressão do significado mais profundo do relacionamento de vocês dois. É aí que está o verdadeiro brilho do diamante ou qualquer outra pedra.

Já buscou inspirações para fazer o seu pedido de casamento?

Ficar de joelhos na frente da pessoa que você ama e com uma caixinha de anel de noivado em mãos é um gesto poderoso. Sem palavra alguma, o amor da sua vida entenderá o que está acontecendo durante os poucos mas eternos instantes até o tão esperado “sim”.

No entanto, o que vai preparar o cenário para seu belo gesto, vai variar muito de casal para casal. De um simples jantar em restaurante até superproduções com dançarinos e figurantes. Não importa. O que importa é contar do seu jeito que você quer passar o resto da vida ao lado da pessoa que hoje está ao seu lado.

Então, nada melhor do que buscar um pouquinho de inspiração na história de outros casais que viveram emocionantes pedidos de casamento. Nesta página de pedidos de casamento, você encontrará vários pedidos que irão não apenas emocioná-lo, mas também serão de grande ajuda para auxiliá-lo com o seu próprio pedido de noivado.

Como descobrir o tamanho do anel?

Descobrir o tamanho do anel da pessoa amada é uma das informações mais delicadas para se conseguir durante todo o processo do pedido de casamento. Afinal, você quer que o anel sirva perfeitamente na mão dela, mas, ao mesmo tempo, não pode se arriscar muito na busca por informações, correndo riscos de estragar sua maravilhosa surpresa.

Existem vários métodos disponíveis para você descobrir o tamanho do aro de anel. Para entender cada um deles, suas vantagens e desvantagens, sugerimos a leitura do seguinte artigo: 9 métodos para você descobrir o tamanho do anel.

Se você se sentir um pouco perdido, nossa equipe está à disposição para auxiliá-lo. Nossos anos de experiência com anéis de noivado vão ajudar a construir uma estimativa de acordo com os dados que você tem em mãos. Então, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

Além disso, caso decida comprar seu anel conosco, fique tranquilo, pois, após todas as compras, um consultou entrará em contato para conversar com você sobre a questão do aro. No entanto, se mesmo após todos os esforços você errar a numeração, aqui na Poésie, você tem direito a um ajuste de aro até 6 meses após sua compra de seu anel de noivado.